2020: fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2019: jan . fev . abr . jun . ago . set . out . nov

2018: jan . fev . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2017: jan . mar . abr . jun . ago . set . nov . dez

2016: jan . fev . mar . abr . jun . jul . out . nov . dez

2015: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2014: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . dez

2013: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2012: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2011: jan . fev . mar . abr . mai . ago . set . out . nov . dez

2010: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2009: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2008: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2007: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2006: fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez






Dores e penas de Edna Rezende



Só mesmo a volta das (merecidas) férias com um monte de serviço me esperando explica a demora em resenhar um dos mais belos livros que li ultimamente: "A duras penas", de Edna Rezende (Patuá), coletânea de contos em que a autora mineira-brasiliense traz, como protagonistas ou personagens, diversos pássaros, suas histórias, sua simbologia.

"A duras penas" usa as aves para falar de gente. De dor. De luta. A cada conto, dedicado a galinhas, pintassilgos e cacatuas, mulheres, sobretudo, vasculham as entranhas para falar de abandono e infelicidade, mas também de esperança.

No primeiro deles, A cacatua, o belo pássaro narrador acompanha, literalmente, a desagregação emocional de sua dona, num jogo em que relações familiares são observadas e vivenciadas, "a duras penas", pela protagonista.

Na história da primeira galinha, uma penosa de estimação aleijada, desengonçada, mas amada por sua dona, a simplória Ernestina, mistura receitas, vinhas d'alho, rotina, perda, dor, dor, dor. A construção do clímax se dá num suspense que a autora domina com maestria e que deixa um nó na garganta do leitor.

E assim vai de conto em conto. A joaninha-de-barro e seu adeus dorido; o coleiro e a cobra verde enamorados numa sedução mortal, incompreensível para humanos de fora do jogo; o inhapim (que dá nome à cidade natal de Edna, em Minas), uma das narrativas mais complexas e intrigantes do conjunto, e tão amarga quanto as demais; o melro e o segredo em torno de uma morte; o pintassilgo que encarna o desamor; a segunda galinha a atormentar os últimos suspiros de um homem; o pardal a quem se agarra a velha senhora ao se despedir de sua casa e de sua vida...

Como Edna Rezende escreve bem! E que histórias ela narra para nos emocionar, engasgar, fazer refletir! Registre-se, finalmente, mas não menos relevante, a belíssima edição, com projeto gráfico e ilustrações de Leonardo Mathias. Um livro-objeto encantador, como a serpente que ganha o coração do coleiro.

Bjs!

Clara Arreguy, sábado, fevereiro 16, 2019. 0 comentário(s).

______________________________________________________