2020: fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2019: jan . fev . abr . jun . ago . set . out . nov

2018: jan . fev . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2017: jan . mar . abr . jun . ago . set . nov . dez

2016: jan . fev . mar . abr . jun . jul . out . nov . dez

2015: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2014: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . dez

2013: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2012: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2011: jan . fev . mar . abr . mai . ago . set . out . nov . dez

2010: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2009: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2008: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2007: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2006: fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez






Luta sem fim

Acabo de ler o belo livro "Florestas do meu exílio", do senador João Capiberibe (Editora Terceiro Nome), que conta a saga do casal de militantes que, a partir de 1969, empreendeu uma fuga espetacular, atravessando a América do Sul, para salvar a si e à sua pequena filha.

João e Janete (hoje senador e deputada pelo PSB, pais do governador do Amapá, Camilo Capiberibe) eram amapaenses e militavam no grupo armado ALN. Pretendiam instalar uma guerrilha de esquerda no Bico do Papagaio, mas foram presos a caminho da região. Ela estava grávida de 8 meses da primeira filha.

Ela foi solta após o parto e ele ficou sob tortura, doente e meses incomunicável, até ser transferido para um hospital de Belém, de onde conseguiu fugir, com a ajuda de heróis como o médico Almir Gabriel, que viria a ser governador do Pará pelo PSDB já no período democrático.

De Belém, em embarcações muitas vezes irregulares e com mínimas condições sanitárias, subiram o Amazonas até Santarém, Manaus, e foram para Porto Velho, atravessaram a Bolívia de barco, avião, caminhão, cruzaram o Peru e conseguiram chegar ao Chile de Allende, sempre sem documentos e com a criança pequena, além de logo ela ter engravidado de gêmeos!

O mais impressionante de toda a saga, no entanto, é o relato do Chile onde se construída o socialismo pela via democrática, pois a esquerda havia vencido as eleições e sofria o combate acirrado da direita interna e de outros países.

O momento histórico daquele Chile sob Allende serve de alerta para quem não percebe que no Brasil de hoje, com todas as diferenças, recrudescem os ataques reacionários a um governo de cunho social, de esquerda, eleito pela vontade popular e que, com todas as dificuldades, erros e acertos, investe na melhoria da vida da população mais pobre.

Uma beleza de narrativa, a de Capiberibe, bem escrita, emocionante e repleta de lições de vida e de luta. O livro foi lançado em várias cidade e terá lançamentos ainda no Rio de Janeiro, hoje, e em Vitória, no dia 25.

Bjs!

Clara Arreguy, segunda-feira, outubro 07, 2013.

______________________________________________________

Comments:
Clarinha, bela narrativa a sua, sobre o momento histórico em que Capiberibe empreendeu a sua fuga para o Chile de Allende. Vou procurar o livro. uma recomendação sua é sempre boa leitura. abraço grande. Bertha Maakaroun.

 
Valeu, Bertha! Bjs!
 
Postar um comentário