2020: fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2019: jan . fev . abr . jun . ago . set . out . nov

2018: jan . fev . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2017: jan . mar . abr . jun . ago . set . nov . dez

2016: jan . fev . mar . abr . jun . jul . out . nov . dez

2015: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2014: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . dez

2013: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2012: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2011: jan . fev . mar . abr . mai . ago . set . out . nov . dez

2010: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2009: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2008: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2007: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2006: fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez






A incrível Maria Valéria


Maria Valéria Rezende é uma autora que eu já deveria conhecer há mais tempo mas que, por falha minha, só agora descobri. Foi preciso que ela vencesse o prestigiado Prêmio Jabuti com seu romance "Quarenta dias" pra que eu, e muita gente mais, começasse a lê-la. Mas, como dizia meu pai, antes tarde do que nunca. Se você ainda não leu uma obra excelente, que felizardo, ainda pode desfrutar esse prazer.

Pois foi com enorme prazer que tomei conhecimento desse livro premiado. E de sua autora, a incrível freira nascida em Santos e radicada há mais de 40 anos no Nordeste, onde desenvolve trabalho social e político junto a gente pobre. Adoro isso! Maria Valéria é vítima de tanto preconceito que parte da imprensa, ao se referir a ela, fala em "ex-freira". Não concebem que uma religiosa possa escrever tão bem sobre temas não religiosos.

O romance "Quarenta dias" parte de uma pesquisa que a escritora de fato empreendeu pelas ruas de Porto Alegre, cidade que não conhecia e que palmilhou em vilas, favelas, becos, cantos de rua. Ela já dominava a rua, pelos trabalhos sociais e assistenciais com miseráveis e usuários de drogas. Mas naquele local estranho, dormiu em pontos de ônibus, embaixo de viaduto, tomou banho na rodoviária. Conheceu gente e lugares, experimentou o despojamento total, até se camuflar de moradora de rua.

No livro, a personagem Alice se deixa levar (por uma filha desnaturada) da amada João Pessoa para a desconhecida capital gaúcha e ali passa por dissabores que a induzem a uma fuga meio sem sentido. Revolta, o pretexto de encontrar um conterrâneo desaparecido, e Maria Valéria Rezende faz disso uma prosa envolvente, intrigante, cheia de descobertas, para ela e para nós.

Leitura prazerosa, ao mesmo tempo leve e densa. Espero que a primeira da obra dessa escritora tão interessante.

Beijocas!

Clara Arreguy, quinta-feira, junho 02, 2016.

______________________________________________________

Comments:
Muito boa a resenha, Clara.
Maria Valéria é realmente uma grande escritora. Também só ouvi falar sobre ela no final do ano passado, quando ganhou o Jabuti de melhor romance. Li o livro e me apaixonei. torci para que ganhasse "livro do ano". Tive minhas dúvidas, devido aos concorrentes, dos quais gosto, mas não havia lido suas obras de 2015.Que bom que ela ganhou. Fui atrás de outros livros dela. Muito bons. O voo da guará vermelha é lindíssimo, de uma delicadeza! Os de contos, os infantis, tudo muito bom.Acaba que a conheci pessoalmente em João Pessoa, Estava com viagem de férias marcadas para lá e a procurei para marcarmos um encontro, Foi uma grande acolhida. E conheci um ser humano fantástico. Meu Deus! Desde então, a gente conversa, de vida, de literatura.

 
Que ótimo, Terezinha. Também só tenho referências elogiosas dela pessoa, além da belíssima escritora que é. Beijos, obrigada pelo comentário!

 
Obrigda, de coração, Clara! Encontrar a leitora ou o leitor é que dá gás pra continuar! Beijo grato! MValéria E deixe de exagero, Terezinha, que eu aqui enrubesço
! rsrsrs bj
 
Um beijo, Maria Valéria, e mais uma vez parabéns!
 
Oi Clara!
Eu adorei 40 Dias. Discutimos no nosso Clube de Leitura e a discussão foi sensacional!
Tive o prazer de conhecer pessoalmente a Maria Valéria no lançamento do seu mais recente livro, Outros Cantos, aqui em SP.
Adorei o post e o seu blog :)
Bjks mil

www.maeliteratura.com
 
Postar um comentário