2020: fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2019: jan . fev . abr . jun . ago . set . out . nov

2018: jan . fev . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2017: jan . mar . abr . jun . ago . set . nov . dez

2016: jan . fev . mar . abr . jun . jul . out . nov . dez

2015: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2014: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . dez

2013: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2012: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2011: jan . fev . mar . abr . mai . ago . set . out . nov . dez

2010: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2009: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2008: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2007: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2006: fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez






Adão, Eva e muito mais


Já há uns dois anos que um grupo, coordenado pelo professor Nathan Kacowicz, vem estudando os mitos de Adão e Eva a partir da Bíblia, mas também com enfoque em releituras literárias e de outras expressões artísticas ao longo dos tempos. Esse tema integra uma proposta de estudos coletivos que vão da Cabala a religiões comparadas, num misto de filosofia, história e literatura.

Sobre Adão e Eva, passeamos por John Milton, Mark Twain, Machado de Assis, imagens do classicismo e da Renascença, num mergulho que procura entender, a partir do mito, suas mil possíveis interpretações literais, míticas propriamente, simbólicas, etc. O que é e qual o papel do homem? E da mulher? E da relação homem-mulher? É pano pra manga.

O livro Eva-Proto-Poeta, de Adriane Garcia (Caos&Letras), vem contribuir de forma incrivelmente atual para esse debate. Além de boa poesia, como se caracteriza toda a obra da poeta mineira, os versos contidos nessa espécie de "diário da queda" alimentam a leitura de que nasce no Gênesis e nas suas interpretações a misoginia original, a que confere à mulher a culpa na queda da humanidade, a que a estigmatiza por seus dons e poderes.

Adriane Garcia o faz com poesia e graça, em todos os sentidos. Não se atém a Adão e Eva, claro, mas introduz entre os protagonistas dessa história Lilith, a que não se submeteu (veja em "Kama Sutra": Adão / Essa propaganda enganosa / Não variava), Samael, o anjo decaído, novas possibilidades para o tédio do paraíso e a busca de alegria e felicidade. Brinca com o deus que inventa as perguntas retóricas, com aspectos que podem e merecem uma releitura atual, feminista, radical.

Delícia de manifesto, de contribuição para as eternas perguntas que envolvem os gêneros e o humano em toda a sua amplitude. Delícia ler os versos de Adriane Garcia e imaginar o que estamos fazendo conosco, homens, mulheres, todas as pessoas, em busca de um lugar e um papel sempre a construir.


Clara Arreguy, segunda-feira, novembro 30, 2020.

______________________________________________________

Comments:
Muita alegria em receber sua leitura, suas palavras e entusiasmo com este livro. Sinto-me privilegiada e honrada. Um grande abraço.
 
Postar um comentário